Saúde & estilo de vida

Recomendações Covid-19 (9/3/2020)

 


Coronavírus | Recomendações e indicações de procedimentos
Georg Soldner, vice dirigente da Seção Médica no Goetheanum
Posição de 3 de março de 2020

Diante dos casos atuais de coronavírus devemos agir com calma e prudência.
Do ponto de vista médico recomendamos:
Qualquer pessoa pode fazer algo para fortalecer seu estado imunológico:
• Cuidar de horas suficientes de sono (no mínimo 6 horas);
• Se possível, renunciar ao consumo de álcool e cigarros;
• Cuidar de manter o corpo aquecido;
• Expor-se à luz do sol por um período para formação de vitamina D;
• Cuidar de uma alimentação saudável;

Quem notar em si mesmo febre ou sintomas semelhantes à gripe, deveria ficar em casa, e se for necessário, passar por consulta médica antes de voltar ao trabalho. Isso, contudo, não vale para qualquer coriza ou resfriado leve, como costuma acontecer no período de mudança de estação.
Recomenda-se tomar de manhã algum preventivo para gripe (por exemplo, Previgrip, Weleda) ou fazer outra profilaxia recomendada pelo seu médico.
Cumprimentos podem ser realizados segundo a tradição “asiática”, com um inclinação respeitosa / amigável, sem contato corporal. É sensato manter certo distanciamento, desde que isso seja praticável.
Lavar as mãos com frequência e desinfetar maçanetas de portas muito usadas. Isso não inclui a desinfecção constante das próprias mãos. Basta lavá-las bem.
Medidas muito importantes são assoar o nariz com lenços descartáveis e logo jogá-los fora; tossir no lenço ou no próprio cotovelo.
No momento ainda se trata de casos isolados. Evoluções graves são raras, acometendo mais idosos e pessoas que já apresentam outras doenças. Portadores de patologias cardiológicas ou diabetes devem estar mais atentos. Segundo o nosso conhecimento, no caso do adoecimento pelo coronavírus não recomendamos, logo no início, medicação antitérmica. Caso alguém adoeça, é preciso contar com rápidas medidas de isolamento. A medicina antroposófica dispõe de medicamentos que podem ser úteis, mesmo que no presente momento ainda não se possa fazer afirmações definitivas sobre sua eficácia.
Consulte seu médico a esse respeito. Pode ser sensato ter esses medicamentos em casa para que, no caso de medidas de isolamento, eles estejam à mão.

Rua Barão de Teffé, 160 - Conj. 408/409

CEP 13.208-760 - Anhangabaú - Jundiaí/SP

Fone/Fax: (11) 4521-7121 / 4522-0382 / E-mail: contato@neurodiagnose.com.br